PortoPortugalGuide.com

 

Guimarães – Guia Turístico de Portugal

Guimarães é uma cidade histórica e charmosa, que proporciona uma ótima viajem de um dia a partir do Porto. Guimarães é considerada a cidade-berço de Portugal e essa história vasta se reflete em inúmeros monumentos nacionais e edifícios icónicos espalhados por toda a cidade.

Como destino turístico, existe imenso para ver e fazer em Guimaraes, o que faz desta uma alternativa vivamente recomendada para quem se encontra hospedado no Porto. Este guia irá providenciar uma introdução à cidade de Guimarães e oferecerá links para aceder a informação mais detalhada.

Quais são os destaques e as principais atrações de Guimaraes?

O centro da cidade, carismático, repleto de edifícios góticos, casas tradicionais e praças encantadoras.

Guimarães portugal

O velho castelo de Guimaraes, que defendeu a cidade original dos ataques de Mouros e Normandos. O pequeno castelo é uma ruína parcial e se ergue no topo do Monte Largo.

Guimarães Castle

As paisagens deslumbrantes e os trilhos desafiantes através das colinas do Parque da Penha, acessível de bondinho.

cabel car Penha hill Guimarães portugal

O Paço dos Duques de Bragança, inspirado na arquitetura da Europa Setentrional (norte) do século XIV. O interior austero foi restaurado e se encontra repleto de mobiliário e decorações do século XVII.

Guimarães Paço dos Duques de Bragança

Porque visitar Guimarães?

Guimarães é um belíssimo destino e um magnífico exemplo de uma cidade tradicional e pacífica do norte de Portugal. No interior do centro compacto existem calçadas estreitas, belos exemplos de arquitetura medieval e praças adoráveis, preenchidas com cafés ao ar livre. O número de importantes monumentos históricos foi reconhecido pela UNESCO, que declarou a cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001. Guimarães é mais do que apenas uma relíquia histórica; existe uma excitação e propósito sobre a cidade, devido em parte à vasta população estudantil que frequenta a universidade.

Nossa Senhora da Consolação Guimarães

A igreja da Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos e a bela avenida do Largo da República do Brasil

Por quanto tempo deverá visitar Guimaraes?

Um dia é suficiente para ver todas as atrações da cidade, e por isso é visitada na maioria das vezes apenas como passeio de um dia. Alguns visitantes poderão desejar passar algumas noites na cidade, de maneira a explorar a um ritmo mais descontraído. Um segundo dia de visita poderá lhe garantir tempo suficiente para caminhar ao longo dos trilhos do Parque da Penha.

Here Portugal was Born

“Aqui Nasceu Portugal”

Alguns visitantes tentam visitar Guimaraes e Braga num único dia, mas isso exige muito de um viajante independente e recomendamos que visite uma cidade por dia. Se o seu tempo for limitado, é possível visitar ambos os destinos no mesmo dia, por via de uma excursão organizada, mas será um dia longo e visitará apenas as atrações principais.

Braga ou Guimarães?

Braga é conhecida como a cidade mais religiosa de Portugal, já que contém inúmeras igrejas decorativas e variadas. A atração principal em Braga é o Santuário do Bom Jesus do Monte, com a sua escadaria barroca. Tanto Guimarães como Braga são passeios de um dia bastante populares a partir do Porto, mas em nossa opinião, Guimarães deve ser visitada primeiro. Esta possui uma maior variedade de atrações e paisagens, enquanto que só o número vasto de igrejas em Braga consegue ser arrebatador (ou até repetitivo).

arte moderna de um cavaleiro

Uma estátua em “arte moderna” de um cavaleiro

Guimaraes como Passeio de Um Dia

A maioria dos visitantes em Guimarães visitam a cidade como passeio de um dia, muitas vezes a partir do Porto. Guimaraes é ideal como visita complementar a partir do Porto, uma vez que existem atrações e atividades suficientes para preencher um dia inteiro de turismo, assim como excelentes transportes públicos entre as duas cidades. Um dia de visita regular em Guimarães dividirá o dia em três partes: o centro histórico, o Monte Largo (Palácio de Bragança e o castelo) e o Parque da Penha.

O maravilhoso centro histórico é constituído pelo Largo da Oliveira, o Largo da República do Brasil e o Largo do Toural. A maioria dos visitantes iniciam a visita nesta secção da cidade, já que fica próxima da estação ferroviária e é o melhor local para almoçar.

A Praça de Santiago Guimarães

A Praça de Santiago

O Monte Largo se situa a norte da cidade e esta área contém os monumentos históricos mais importantes de Guimarães. As atrações turísticas incluem o Castelo de Guimarães, o Palácio dos Duques de Bragança e a Igreja de São Miguel do Castelo.

Tapeçarias do Palácio dos Duques de Bragança

Tapeçarias do Palácio dos Duques de Bragança

A terceira área de Guimaraes explora a Montanha da Penha, também conhecida como Monte de Santa Catarina. A montanha providencia paisagens encantadoras sobre a cidade e trilhos para caminhadas protegidos do sol. Existe um bondinho desde o centro da cidade até ao topo da montanha.

cabel car Penha hill

O bondinho até à Montanha da Penha

Viajando do Porto até Guimarães

Existe um serviço direto de comboio entre o Porto e Guimarães, que parte da estação central do Porto, São Bento. Os transportes públicos em Portugal são econômicos e o comboio para Guimarães não é exceção, sendo o custo de um bilhete de ida e volta €6.20.

comboio para Guimarães na estação de São Bento

O comboio para Guimarães na estação de São Bento

O maior problema é a duração da viagem, 1 hora e 10 minutos, que atravessa regiões bastante enfadonhas. O sul da cidade de Guimarães se encontra a 10 minutos da estação

Porque é que Guimarães é a cidade-berço de Portugal?

Os portugueses consideram Guimarães como o local de nascimento de Portugal, dado que foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Afonso foi batizado na antiga Igreja de São Miguel do Castelo, o pequeno santuário situado diante do castelo.

Afonso Henriques Guimaraes

Estátua de Afonso Henriques

A batalha que fundou Portugal como um país independente foi travada nas redondezas de Guimarães e foi apelidada de Batalha de São Mamede, em 1146. Após esta vitória, Guimarães se tornou a capital temporária deste país, mas após 20 anos a capital foi substituída por Coimbra, devido a razões logísticas

Igreja de São Miguel do Castelo Guimaraes

The Igreja de São Miguel do Castelo

Qual é a melhor atração turística de Guimarães?

O belíssimo Largo da Oliveira é a melhor atração turística de Guimarães. Esta praça encantadora preserva algumas das melhores arquiteturas góticas da cidade, incluindo a antiga prefeitura municipal, a Igreja da Colegiada e o monumento da Batalha do Salado. A pequena praça está rodeada de ruas tradicionais com casas pintadas e repleta de cafeterias ao ar livre, com assentos resguardados do sol pela sombra da oliveira que dá nome à praça.

O belo Largo da Oliveira Guimarães

O belo Largo da Oliveira

Como explorar Guimarães?

Guimarães é uma cidade pequena e compacta e conseguirá caminhar entre todas as atrações turísticas mais relevantes. Pode obter os mapas da cidade no centro de informações turísticas. Já em Guimarães, não há necessidade de utilizar os transportes públicos, sendo a única exceção o bondinho até à Montanha da Penha. Todas as ruas da antiga cidade são alinhadas com calçamento, por isso podem não ser propícias para visitantes com mobilidade reduzida.

pt - uk es fr de it

PortoPortugalGuide.com

Booking.com